Uma
pesquisa desenvolvida pelo Interactive Advertising Bureau (IAB Brasil)
em parceria com a comScore estudou o comportamento dos brasileiros
diante da internet e explica de que modo 80 milhões de brasileiros fazem
isso. O estudo visa compreender a audiência online no Brasil, tanto em
termos de seu envolvimento com a Internet e os diversos tipos de
tecnologia quanto das percepções e atitudes em relação à publicidade
digital.
Mais de 40% dos entrevistados passam,
pelo menos, duas horas por dia navegando na internet por vários
dispositivos, enquanto apenas 25% usam o mesmo tempo assistindo TV. A
internet também é a atividade preferida por todas as faixas etárias, de
renda, gênero e região quando se tem pouco tempo livre, somando 62%.
Além de ser considerado o meio mais importante para 82% dos
entrevistados (85% mulheres e 79% homens).
A pesquisa entrevistou, via e-mail, 2.075
pessoas usuárias de internet, na faixa etária entre 15 e 55 anos, sendo
51% homens e 49% mulheres. Os dados foram ponderados proporcionalmente
às taxas nacionais online para faixa etária, gênero e região de
residência de forma que os resultados sejam representativos da população
online (55% Sudeste; 19% Sul; 13% Nordeste; 8% Centro Oeste; 5% Norte).
Em casa, a internet é sempre a mídia mais
acessada, sendo 89% no período da manhã, 78% à noite e 73% em outros
momentos do dia. Da mesma forma, a web é a mídia mais utilizada em todos
os demais lugares e situações de um dia típico: 60% trabalho; 52% na
casa de amigos ou familiares; 44% escola; 44% restaurantes e cafés; 43%
reunião com amigos; 34% shoppings.
Com relação aos tipos de canais que a
internet é acessada, o desktop lidera com 77%, seguido pelo notebook ou
laptop (59%), smartphone (40%), tablets (16%), iPad (15%), console de
videogame (12%), iPod (10%) e outros dispositivos (2%).
A maior parte (62%) da audiência
brasileira online acessa a internet via dois ou mais canais. Destaca-se a
faixa etária de jovens adultos (entre 25 e 34 anos) sendo que 23%
acessam por quatro ou mais canais. Além disso, 61% dos brasileiros usam
frequentemente o computador enquanto veem TV, sendo que as mulheres são
mais propensas que os homens neste uso paralelo (32%). Dentre os que
usam os dois tipos de mídia simultaneamente, 92% prestam igual ou mais
atenção na internet. Em geral, a audiência online no Brasil é
consideravelmente aberta e receptiva à publicidade digital,
considerando-a como a mais criativa (49%), rica em conteúdo (48%),
evidente (40%), crível (37%) e menos incômoda (36%).
A maioria dos entrevistados concorda que
usa a internet para pesquisar produtos que desejam comprar offline (65%)
e que os anúncios online os têm motivado a comprar produtos (57%) ou
visitar lojas anunciadas (56%). Já 60% disseram ser motivados por
anúncios online a buscar mais informações sobre os produtos oferecidos,
além de considerar a internet como o meio mais conveniente de fazer
compras.
Fonte:http://www.mudedeemprego.com.br/#

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